quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Não é bom para o homem viver assim em pé de guerra no meio de seus companheiros imediatos". (Émile Durkheim)

Essa é a frase mais simples do mundo! é Étão óbvia! E, ao mesmo tempo, resume toda a minha crítica à nossa sociedade pós-moderna: de que adianta ganhar rios de dinheiro se você vai sair na sua mercedes desejando voltar o mais rápido possível pro seu condomínio na barra da tijuca, porque sabe que a favela mais próxima provavelmente estará tendo uma troca de tiros fudida, que pode acabar sobrando pra você e seu terno aprumadinho?

Será que ninguém entende que viver com MEDO é muito pior do que viver com POUCO?

Ok, o texto ficou super confuso. Foram as 4 horas papeando com o Durkheim. O francês mais alemão do mundo sabia das coisas. A seu jeito, e tal. Mas eu concordo bastante até.

3 comentários:

  1. Kika lendo os três porquinhos da sociologia! Ou o terceiro dos três (Weber, Marx e Durkheim). Não me pergunte quem construiu a casa de alvenaria!

    Eu até concordo em grande medida. Há outros autores que vão além, afirmando que a cooperação é característica fundamental do sucesso evolutivo do homem, e que a competição poderá vir a ser sua ruína.

    A resposta a este argumento é o individualismo. A violência não é uma questão de pobreza, ou de estrutura social, mas que o homem, pelo contrário, é mau por natureza. É o estado de guerra de Hobbes (lembra de "o homem é o lobo do homem"?)

    Esse debate, acho, nunca será solucionado.

    ResponderExcluir
  2. Tenho minhas suspeitas quanto a Durkheim.
    Grande parte por uma leitura ideologizada que fiz dele, como o "sociólogo da burguesia".

    Eu sei que é feio rotular assim, mas sabe qndo pega o vício?

    No contexto histórico dele, ele parece mais falar para os "oprimidos" se resignarem em vez de tentar subverter tudo e causar uma anomia (cruzes!).

    Mas ele coloca coisas bem interessante também pra entendermos nosso mundo.

    Sua contribuição é fundamental. E de qualquer maneira é sempre bom bater um papo com ele mesmo que daí saia um debate acalorado *8P

    ResponderExcluir
  3. AH! Assistiu "A Era das Utopias" do Silvio Tendler?
    Acho que vc vai gostar.
    Tem como achar no orkut pra fazer download caso não tenha assistido.

    ResponderExcluir